Educação
13º Encontro sobre o Poder Escolar tem dia de debates
Reforma do Ensino Médio e projeto Escola sem Partido nortearam as discussões do segundo dia do evento
A reforma do Ensino Médio e o projeto Escola sem Partido nortearam o debate no segundo dia de programação do 13º Encontro sobre o Poder Escolar em Pelotas. Algumas observações foram feitas, como a antecipação da profissionalização dos estudantes. A professora Russel Dutra da Rosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também assinalou que a palavra racial desaparece e "gênero" fica apenas em uma competência e diluída. Nesta quarta-feira (19), a conferência matinal é do professor português José Pacheco, que fala sobre Contribuições da Escola Ponte na busca de uma escola mais democrática, às 9h, no Theatro Guarany.
Para Russel, a metodologia de ensino e a avaliação que estimula os estudantes são "riscadas" na reforma do Ensino Médio. Cita a obrigatoriedade da disciplina de Inglês, sem a oferta da Língua Espanhola, impedindo a escolha dos alunos. Salienta ainda que rompe com a ideia do Ensino Médio como parte da educação básica, com horas que podem ser cumpridas no setor produtivo. Em sua análise, apesar do quadro desfavorável na educação pública, houve conquistas e uma delas foi uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a vigência da lei de discussão de gêneros nas escolas, em Alagoas.
A professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Lígia Carlos, explica que o Poder Escolar é um projeto de extensão de formação continuada da UFPel, mais conhecido como Encontros do Poder Escolar, com palestras importantes, mas com eixo principal na apresentação dos trabalhos dos professores. representa também uma forma de dar visibilidade às práticas docentes. Este ano são 110 trabalhos aprovados, nas mais diversas áreas.
Conforme Lígia, apesar do nome mais conhecido ser o do palestrante de Portugal, que chegaria à cidade ontem à noite, todas as conferências são importantes por estarem vinculadas ao eixo democracia na escola. Para o professor de Sociologia no Ensino Médio, Fernando Rosário, o Poder Escolar é uma atividade democrática, que abre espaço para o debate quanto às dificuldades de trabalho hoje na educação e é fundamental para a formação continuada da classe.
Parceiros
O 13º Poder Escolar é uma iniciativa da UFPel, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), da prefeitura, da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do IFSul, do 24º Núcleo do Cpers e do Conselho Municipal de Educação. Nesta quarta, às 13h30min, prossegue a apresentação de experiências, na UCPel, e rodas de conversa sobre temas diversos, no Casarão 6. Na quinta, as atividades são retomadas às 8h30min, com discussão sobre Histórias e memórias do Poder Escolar, no auditório da UCPel; atividades culturais simultâneas às 13h30min em vários locais, e encerramento, às 16h30min, com apresentação musical do grupo Iluminura, no auditório da UCPel.
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